quarta-feira, 10 de agosto de 2011

                  
O que move uma equipe?  Qual o papel do líder-coach?
                                                                                                Quando falamos em equipes pensamos imediatamente em uma organização de pessoas que se interagem, que discutem,  que pensam, que decidem, que  brigam por estarem com a razão e, muitas vez,  fazerem  valer suas idéias, posições ou pensamentos.
                Equipes são lideradas por competentes lideres e/ou gestores que organizam, planejam e excutam o trabalho organizacional de um  empresa, seja ela pública, particular, institucional.
                                                              
              As pessoas que compõem uma equipe apresentam comportamentos diversos. Projetam no ambiente físico, psíquico, social e cultural as suas características pessoais. Exprimem seus pensamentos, crenças, valores e atitudes mais subjetivas possíveis. Essa forma de expressão gera uma linha de comunicação que pode trazer diversidades no pensar e no agir da rotina corporativa.
                È um quadro humano complexo e sistêmico difícil de se lidar se não houver uma predisposição harmoniosa no interior  das ações das equipes. As pessoas que compõem uma equipe trazem uma bagagem histórica cultural cheia de emoções, sentimentos, memórias, percepções e que no interagir uns com os outros, manifesta o seu mapa de mundo, a sua expressão interna de ser.
                 Os comportamentos imprimem suas identidades.  Não há como negar. As adversidades e as  diferenças pessoais são colocadas em choque diante da rotina operacional e funcional da equipe prejudicando os resultados de qualidade esperados pelas metas propostas.
                   Mas o que realmente move uma equipe? Como desenvolver e reconhecer os recursos e ferramentas das pessoas que compõem a singularidade de uma equipe.
Penso que numa organização corporativa onde pessoas se comunicam e se relacionam o mais importante e uma das maiores necessidades  para o bem estar psicológico do ser humano é o liderado ser reconhecido, valorizado e estimulado pessoalmente e profissionalmente. Como? Por meio de avaliação, treinamento, investimento, participação.
              
            Temos hoje no mercado contemporâneo um profissional muito valorizado que vem contribuir grandemente para o sucesso das empresas e suas equipes corporativas. Trata-se do Lider-coach.  Há falta de bons líderes no mercado. O líder-coach traz uma proposta de transformação cultural, pessoal e estrutural, formando novos líderes e mudando a performance dos componentes das equipes, gerando mais consistência  e amadurecimento nas decisões, nas relações, no planejamento, nas metas e nos  resultados de sucesso.
                  Temos ai então um capital humano melhorado, motivado e predisposto a aprender e gerar recursos próprios para o seu crescimento e realização , sustentado por uma equipe que traz em seu interior uma cultura de adaptabilidade, flexibilidade e sucesso.



O LIDER-COACH DE SUCESSO


Por Júlia A.Séccolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário