sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A CONSCIÊNCIA DO SER E DO TER

A CONSCIÊNCIA DO SER E DO TER (julia Séccolo)


Você pode se sentir insignificante
Entretanto, lembre-se,
Você é importante
!
        Quando se fala de consciência, imediatamente nos remetemos à figura do homem que pensa, que reflete, que raciocina, que transforma. Essa parte é bem legal, porque nos faz diferente de outros animais. Faz parte da construção humana.
        Na minha concepção, quando falamos no SER, o associamos à essência prima do homem. Em seu estado puro, pleno, destituído de máculas e pecados.

               Quando falamos no TER, o associamos ao materialismo, consumismo, valores reais, existencialismo, sentimentalismo, apegos, vínculos afetivos muitas vezes até doentios.
               Então, vamos aqui definir Consciência como uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte da vida do homem. O homem percebe a realidade e o mundo que o rodeia a partir dos filtros de suas reais necessidades, associados neurologicamente  ás memórias do seu inconsciente.

         O  homem vive hoje o Caos no seu contexto particular,  pois muitas vezes nem sabe o que procura, se distancia muito da sua essência, torna-se um sujeito-objeto da própria sorte. Entrega-se e mostra-se frágil diante dos desafios, muitas vezes até desumanizando-se por meio das vulgaridades, do obsoleto, do vazio sem sentido. Por  momentos ele  pode se sentir tão  insignificante que não acredita que é capaz de SER uma pessoa melhor. De se sentir importante!.
          Os estados de autoconsciência, autoconhecimento traz muitas respostas ao homem que busca SER melhor. E conseqüentemente TER uma vida plena de conforto, de satisfação e de qualidade de vida, de auto-estima elevada.
              É necessário despertar. Não dá mais para ver a vida passar e não fazer absolutamente nada. Mova-se. Saia da inércia. Conscientização está além de palavras e sonhos. Ela é real e precisa ser praticada para que a sociedade tenha uma melhor perspectiva. Sem isso ficaremos desmotivados e sem planos para o futuro.

           O segredo da evolução do SER e do TER está na conscientização do processo de transformação do próprio homem. Com ela o homem cria, transmuta, reinventa o mundo sem destruir os recursos naturais e promove o bem estar coletivo.
             Quando temos alinhados a consciência do ser e do ter, somos capazes de construir pilares autossustentáveis para uma vida e um mundo muito melhor, com sentido de essência e existência, contribuindo desta forma a  um pensar positivo coletivo, sistêmico e conectivo mais espiritualizado e pleno.








A CONSCIÊNCIA DO SER E DO TER IMPLICA UM FAZER  E UM CONHECER MELHOR A SI MESMO E AO OUTRO.


Um comentário: