quarta-feira, 28 de março de 2012

A gestão da mudança na criação do sucesso sustentável –


A gestão da mudança na criação do sucesso sustentável –

possibilidade  efetiva e eficaz no trabalho corporativo





Em uma empresa, o aprendizado está relacionado a grandes desafios, e a maior parte das pessoas é motivada a aprender por estar comprometida com a missão geral
Peter Senge

                      Gestão da mudança é uma área de estudo em administração que possui o enfoque na necessidade de constante adaptação das organizações contemporâneas. São dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional, são comuns e regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora e eficiente. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a quebra de paradigmas.
                     Mudanças são significativas, excelentes e podem servir como impulso evolutivo para nós, seres em constante mutação.


                      Para nós  profissionais interessados em promover mudanças de maneira consistente aumentam as chances de sucesso em empreendimentos que  são valorosos.
                     Segundo John P. Kotter, o  maior desafio para o gerenciamento da mudança não é representado pela estratégia, cultura ou estrutura, mas pela mudança de comportamento.  Esse pensamento vem confirmar que a construção das mudanças consistentes exige  dos gestores e dos sujeitos da organização um nível de resiliência  e maturidade em processo de desenvolvimento, ampliando a flexibilidade e a adaptabilidade ás mudanças e transformações necessárias.
Onde falta resiliência falta capacidade para promover mudanças com eficácia.

                    Não basta só  realizar tarefas de rotina, cumprir metas, plano de gestão. Também é importante  o exercicio da comunicação e relacionamento entre todos os elementos da organização.
                    Quanto menor o exercicio da comunicação eficaz, maior a possibilidade de os atores organizacionais perceberem e interpretarem a mudança da maneira que quiserem – em geral, a pior e a mais equivocada possivel.
                      Os problemas  atuais de gestão e liderança e seus desafios para construir um futuro sustentável envolvem diversos condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
                       A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade.             
                      A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações.  
A gestão da mudança é um processo eficaz, deve existir:

  • Presença eficaz de um lider coach para promover as mudanças necessárias adequadas ao contexto real;
  • Definição de objetivos estratégicos, planos de ação (mapa da realidade) com toda equipe;
  • Envolvimento da organização nos objetivos, devendo o gestor promover a sua descentralização;
  • Definição da nova missão da empresa;
  • Desenvolver uma cultura de sustentabilidade corporativa, valorizando os elementos da equipe (equipes aprendentes);
  • Envolvimento de toda a organização na missão;
  • Contratação de quadros necessários ao processo de mudança;
  • Atribuição de poderes a um reduzido número de pessoas;
  • Promover rápidas melhorias do desempenho, pois estas motivam as equipes e dão credibilidade externa ao projeto;
  • Criar equipes autolideráveis e autossustentáveis para desenvolver tarefas e resolver desafios(maturidade e resiliência).



UM SENTIDO DE PROPÓSITO E FUTURO BASTANTE CONSISTENTE  NA GESTÃO DA MUDANÇA EXIGE OUSADIA, INOVAÇÃO, CONFIANÇA, FOCO, PLANEJAMENTO E ATITUDE DE TRANSFORMAÇÃO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário