sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO – A VERDADEIRA EXPRESSÃO HUMANA




Como nos relacionamos com o EU, com o outro e com o mundo?

Será que ouvimos o que dizemos?

Tenho um sistema de comunicação eficaz que favorece as relações intra e interpessoais?


                A comunicação humana é a ferramenta que possuímos para construir relacionamentos. Ela nos oferece a possibilidade de gerar conhecimento, entendimento, aceitação, comprometimento e ação. A comunicação é fundamental para o ser humano conhecer pessoas, descobrir caminhos e oportunidades de troca e crescimento. 

                  O  relacionamento dá sentido á nossa comunicação.
Você já pensou se suas comunicações diárias estão a favor de seus sonhos e seus objetivos?
           Para realizar nossos objetivos pessoais e profissionais precisamos de pessoas. Necessitamos que pessoas acreditem no nosso sonho e participem dele para que o mesmo possa ser concretizado. Assim, são necessárias palavras certas e colocadas de forma adequada. Quantas vezes presenciamos problemas de relacionamento interpessoal por falta de comunicação assertiva.
                           O modo como nos relacionamos com os outros depende do nosso poder e da nossa habilidade na comunicação. A comunicação eficaz é um processo muito exigente e requer esforço de ambos interlocutores para que sejam vencidas determinadas barreiras.
                  Todo relacionamento  é estabelecido pela comunicação . A  nossa comunicação é gerada por meio de palavras,  tom de voz, posturas, gestos e expressões corporais.  Para atingir uma comunicação eficaz, é fundamental que entre esses níveis haja sintonia  comunicando-se  ao mesmo tempo  e na mesma frequência em busca da sinergia.
                  Tornar-se um comunicador eficaz pode ser aprendido. Para isso é necessário: Vencerem as barreiras e melhorar  as habilidades de comunicação;    aprenderem a arte da escuta ativa;  resolverem problemas através da comunicação;   comunicarem eficazmente em grupos desde o planejamento até as apresentações;        compreenderem a mensagem total - palavras, sons, linguagem corporal;            utilizarem  o coaching e a PNL como ferramentas e recursos de comunicação eficaz.
  
                   No ambiente de gestão empresarial e de pessoas a comunicação é  um componente importantíssimo do relacionamento, que muitas vezes é comprometido por atitudes e valores da gestão. Assim, em uma empresa nem sempre a comunicação é o problema que impede o estabelecimento de bons relacionamentos.

             Muitas vezes, o estilo de comunicação é reflexo do que acontece em seus centros de decisão. No entanto, é bom notar que problemas existem em todas as empresas. Com a diferença de que, nas empresas em que as pessoas se comunicam melhor, os problemas dificilmente viram crises e já vêm com a solução.
            
Como somos responsáveis por nossas escolhas devemos praticar estes conhecimentos em nossas comunicações diárias, abrir canais de comunicação com as mesmas e, consequentemente, crescer com nossos relacionamentos interpessoais.


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