
Será que ouvimos o que dizemos?
Tenho um sistema de comunicação eficaz que favorece as relações intra e interpessoais?
A comunicação humana é a ferramenta que possuímos para construir relacionamentos. Ela nos oferece a possibilidade de gerar conhecimento, entendimento, aceitação, comprometimento e ação. A comunicação é fundamental para o ser humano conhecer pessoas, descobrir caminhos e oportunidades de troca e crescimento.
Você já pensou se suas comunicações diárias estão a favor de seus sonhos e seus objetivos?
Para realizar nossos objetivos pessoais e profissionais precisamos de pessoas. Necessitamos que pessoas acreditem no nosso sonho e participem dele para que o mesmo possa ser concretizado. Assim, são necessárias palavras certas e colocadas de forma adequada. Quantas vezes presenciamos problemas de relacionamento interpessoal por falta de comunicação assertiva.


O modo como nos relacionamos com os outros depende do nosso poder e da nossa habilidade na comunicação. A comunicação eficaz é um processo muito exigente e requer esforço de ambos interlocutores para que sejam vencidas determinadas barreiras.
Todo relacionamento é estabelecido pela comunicação . A nossa comunicação é gerada por meio de palavras, tom de voz, posturas, gestos e expressões corporais. Para atingir uma comunicação eficaz, é fundamental que entre esses níveis haja sintonia comunicando-se ao mesmo tempo e na mesma frequência em busca da sinergia.

Tornar-se um comunicador eficaz pode ser aprendido. Para isso é necessário: Vencerem as barreiras e melhorar as habilidades de comunicação; aprenderem a arte da escuta ativa; resolverem problemas através da comunicação; comunicarem eficazmente em grupos desde o planejamento até as apresentações; compreenderem a mensagem total - palavras, sons, linguagem corporal; utilizarem o coaching e a PNL como ferramentas e recursos de comunicação eficaz.

Muitas vezes, o estilo de comunicação é reflexo do que acontece em seus centros de decisão. No entanto, é bom notar que problemas existem em todas as empresas. Com a diferença de que, nas empresas em que as pessoas se comunicam melhor, os problemas dificilmente viram crises e já vêm com a solução.
Como somos responsáveis por nossas escolhas devemos praticar estes conhecimentos em nossas comunicações diárias, abrir canais de comunicação com as mesmas e, consequentemente, crescer com nossos relacionamentos interpessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário