terça-feira, 5 de junho de 2012

FORUM UNIVERSITÁRIO - "GESTÃO EM FOCO"



PROJETO -  " GESTÃO EM FOCO"



PROJETO " GESTÃO EM FOCO" - REALIZADO PELAS TURMAS DE PEDAGOGIA - PROJETO PARFOR- DAS FACULDADES CLARETIANAS DE SÃO PAULO.
LOCAL –  Anfiteatro da Faculdade
DATA –  09 de maio de 2012  - quarta-feira – 19H30 ÁS 22H
PROFESSORAS MEDIADORAS- JULIA SÉCCOLO E NOELI.
COORDENADOR DO CURSO – PROF.  CARLOS ADRIANO  MARTINS



Fórum: Gestão em Foco

“Repensar a prática supõe a capacidade de a pessoa se distanciar  da própria prática projetando sobre ela um outro olhar. Temos de pensar a prática para teoricamente poder melhorar prática. Paulo Freire.”



1-    Introdução / Justificativa: 

               A educação brasileira tem passado por um período de transformação de valores devido às novas políticas sociais e culturais aliadas a parâmetros curriculares e às atuais propostas pedagógicas.
             Baseando-se no Fórum de Educação Nacional de 2011 (Encontro Nacional do PARFOR Presencial, cuja proposta foi a reestruturação dos cursos de formação de professores, refletimos sobre a distância entre a teoria que nos é apresentada na formação do curso de Pedagogia do PARFOR e nossa vivência profissional no cotidiano escolar.
            Diante da necessidade de compreender a problemática teoria x rática, decidimos realizar esse Fórum sobre Gestão Democrática, visando nos apropriarmos de uma visão que una esses dois mundos.
              Sabemos que a educação é um processo de construção da cidadania, visa a formação integral do educando. A escola é uma instituição construtora e transmissora de cultura, que ocupa lugar significativo nos quadro social e político em nosso país.
             Fazer uma escola atingir bons resultados na aprendizagem dos estudantes e oferecer uma educação de qualidade é uma responsabilidade complexa demais para ficar na mão de apenas uma pessoa.
            Mas, quem são esses outros atores que influenciam no desempenho dos alunos?
           Como fortalecer cada um desses profissionais para que eles atuem em prol da melhora da aprendizagem do aluno?
           Como garantir que haja um canal aberto e ágil de comunicação entre a secretaria de Educação e a escola?
           Como dar suporte para que a escola garanta a formação dos professores?
           Como integrar esses atores de forma a obedecer a princípios éticos, viver democraticamente e buscar ações interativas sem perder o foco, que é a aprendizagem do aluno?
             Pelos inúmeros problemas ocasionados por gestões equivocadas, a ausência de profissionais que pensem coletivamente e ajam conforme os princípios de uma gestão democrática fez-se necessário este fórum para promovermos uma reflexão transformadora a respeito do tema.  Esse evento certamente contribuirá com diversas abordagens e possibilidades de compreender a prática pedagógica nos espaços escolares, através dos seus atores e sujeitos que transformam e sonham com um mundo melhor e com uma qualidade de educação mais saudável.




2-    Objetivos:

·         Oportunizar a interação entre gestores/professores/alunos da Pedagogia  com o intuito de adotar postura reflexiva na solução ou  tratamento de problemas dentro a unidade escolar;

·         Promover palestras com diferentes gestores;

·         Adquirir conhecimentos por meio de palestras;

·         Integrar gestores/professores visando uma participação ativa no processo de aprendizagem;

·         Perceber as diferentes visões sobre o conceito de GESTÃO, através dos relatos dos convidados;

·         Identificar e diferenciar maneiras de gerenciar uma equipe: 
               Autoritária,           Permissiva      e      Democrática;

·         Sensibilizar os participantes para uma análise crítica dos tipos existentes de gestão;

·         Possibilitar reflexões sobre sua prática educativa.






3-    Metodologia:
§  Divisão da classe em dois grandes grupos responsáveis pela elaboração do projeto;
§  Pesquisas, leituras, coleta de materiais, discussão crítico-reflexiva entre  o que se estuda na formação acadêmica e a prática vivenciada nas escolas-campo;
§  Convite aos gestores de diferentes esferas administrativas (municipal/estadual/federal, particular) para participarem do debate (através de ofício-convite);
§  Debate entre as salas para decidirmos com quais oficinas de expressão artística irão trabalhar na abertura do evento (painel/ musica/ dramatização, outros);
§  Abertura do fórum com a apresentação da expressão artística escolhida;
§  Debate sobre o papel do gestor, sua responsabilidade social para a formação integral do ser humano em especial o aluno;
§  Reflexão coletiva entre a teoria e a prática realizadas na Faculdade e no ambiente das escolas-campo;
§  Reflexão e participação de todos na discussão sobre o papel do gestor nas instituições escolares/sociais (através de perguntas);
§  Encerramento / registro do principal/ confraternização.



4-    Recursos Humanos e Materiais:

§  Humanos (participação da comunidade acadêmica, de convidados da rede pública estadual, municipal e particular);

§  Material: Data-show / textos / painéis /

§  Material para divulgação do fóruM. 





5-      Referências Bibliográficas:
  Encontro Nacional do PARFOR Presencial  -  Nos temas apresentadas no I Encontro Nacional do PARFOR Presencial, destacou-se a formação de qualidade e a valorização do magistério da educação básica. Uma vez que há um consenso de que "A qualidade da educação é o grande desafio para haver no Brasil igualdade de oportunidades, justiça social, democracia plena" com o reconhecimento a seguir:
“Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.”.       Discurso de posse da Presidente do Brasil.
- LDBEN 9394/96 – Estudos de alguns artigos.- Apostila de estudos – GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO i;
- LIBÂNEO. José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2003.
- PARO V. H. Administração Escolar: introdução crítica. 4ª Ed. São Paulo: Cortês, 1990.







MUITO BOM O NÍVEL DO EVENTO - GESTORES CONVIDADOS DA REDE  PÚBLICA ESTADUAL E  MUNICIPAL COMPARTILHARAM SABERES DIFERENTES COM OS ALUNOS DE PEDAGOGIA. DEBATE CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A AÇÃO DOS GESTORES NA PRÁTICA ESCOLAR (VISÃO SISTÊMICA, DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA,  ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ROTINA ESCOLAR, EQUIPES, PPP, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO, COMUNIDADE E MUITOS OUTROS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário