segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES: UMA REFLEXÃO CRÍTICA E TRANSFORMADORA


                                                                   Profª Júlia Séccolo



                              Pensar hoje a Educação no sentido amplo exige-se comprometimento social envolvendo segmentos políticos, culturais e sociais. Pensar a Educação em sentido restrito exige-se participação efetiva das escolas e dos seus respectivos gestores, assim como toda a equipe escolar e comunitária.
                      Existe uma crença já há muito estabelecida que “Só a Educação para mudar o mundo”. Isso pesa muito nas costas dos profissionais envolvidos com o trabalho de formação da criança e do adolescente. Mudar o mundo é muito complexo, vago, fora de cogitação em tempos reais do século XXI.
                      Na sociedade brasileira em  que vivemos hoje,  democrática e  conturbada , gerenciada e aberta ao mesmo tempo , os elementos constituidores (professor, alunos, coordenadores, gestores) do trabalho educativo se perdem, ou não acreditam muito no que fazem.
                     Essa crença historicamente construída é muito cômoda e confortável aos políticos porque de certa forma, os exime parcialmente das suas responsabilidades e joga para a escola de forma centralizadora o processo ensino-aprendizagem. O aluno aprende, conhece, interpreta, transforma e modifica significativamente o seu universo pessoal e o mundo que o rodeia conseqüentemente.  Isto é muito ingênuo  e muito sutil nos tempos de hoje. Mas não é o que acontece na realidade.
                     Precisamos  focar  com mais intensidade a formação  profissional dos educadores que saem hoje das universidades e vão para as escolas exercer a profissão.  Dai   destacar a importância e função   do projeto político pedagógico na questão da formação do educador enquanto buscador de uma identidade profissional e social, numa perspectiva globalizadora e integrada às áreas de conhecimento e disciplinas curriculares.


                     Os educandos em formação profissional precisam reconhecer  que o mundo moderno, através  de suas diversidades pessoais completamente heterogênicas, apresenta grandes dificuldades de efetivação do processo ensino-aprendizagem num contexto escolar, lugar onde simbolicamente representa a sala de aula, e onde ele vai atuar como mediador dessas duas realidades geográficas – educação ampla e educação restrita. Isso vem apontar alguns indicadores necessários às mudanças de posturas profissionais, que acusa muitas vezes uma prática pedagógica ultrapassada, alienada e descontextualizada da realidade presente do aluno-aprendiz.
                      Por isso, através dessa reflexão pode-se pensar na proposta  objetiva de desenvolver projetos de trabalho como alternativa de melhorar a qualidade de ensino  onde estamos inseridos e onde atuamos para uma prática transformadora, crítica e responsável.  Como? De que forma?         
                      Através de uma consciência coletiva e responsável dos professores, coordenadores, reitores, diretores e principalmente alunos e comunidades envolvidos   na dinâmica  escolar e universitária , discutir a proposta pedagógica e inserir projetos  reais que tenham conexão com a rede das  escolas-campo que irão atuar nos estágios supervisionados.
                        A partir dai, definir diretrizes e estratégias atribuídas aos alunos/profissionais da Educação num contexto próprio de aprendizagem  gerando atividades e comprometimento  de uma consciência globalizadora e significativa para todos, dada a ordem de importância dos temas, relevância  e abrangência de ação.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário