quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GESTÃO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES APRENDENTES – EXIGÊNCIAS E INOVAÇÕES NECESSÁRIAS.

Júlia Séccolo
             Desenvolver uma equipe aprendente implica em valorizar e reconhecer os recursos e as ferramentas do capital humano  constituídos na própria organização. Para tanto, é necessário a implantação de uma cultura de sustentabilidade, adaptável às mudanças necessárias, por meio de um estilo de liderança focado na gestão de pessoas.
            Esse processo corporativo e organizacional envolve uma dinâmica inovadora, transformadora, contemporânea e emergencial.
           As organizações só aprendem por meio de indivíduos que qprendem. A aprendizagem individual não garante a aprendizagem organizacional. Entretanto sem ela, a aprendizagem organizacional não ocorre.
           No cenário corporativo/organizacional, em função dos papéis desempenhados, os gestores precisam estar no centro do processo de mudança, participando ativamente como geradores da empresa de sucesso. Para tanto, é interessante que utilizem processos de gestão mais interativos, que permitam agir de forma analítica e diagnóstica a partir de uma visão estratégica e empreendedora, que possa auxiliar na tomada de decisão.
           Assim sendo, penso na necessidade de se armar, utilizar de recursos e ferramentas estratégicas que possam contribuir para a melhoria dos processos de gestão, a fim de que as exigências do mercado competitivo possam ser atendidas.
            Deseja-se, aqui, ressaltar que os seus resultados só poderão ser maximizados se tais ferramentas forem utilizadas de forma compatível com a realidade da empresa, considerando as características de sua estrutura, processos e cultura.
            Sabe-se que uma cultura organizacional desenvolvida dentro da empresa é refletida pelos componentes que a alimentam, que a conduzem. Seus responsáveis  carregam e projetam suas crenças, valores, hábitos, costumes, comportamentos; tudo isso alicerçado nas  atitudes de suas lideranças e vivências ao longo do tempo e podem tanto contribuir para que uma empresa seja sustentável ou não.

A Gestão de pessoas desenvolve competências , as alimenta , as mantém. Dessa forma:
       potencializa  recursos renováveis humanos e consequentemente materiais;
       transforma ambientes e equipes;
      desenvolve consciência e cultura de visão mais espiritualizada e comprometida com o universo;
       gera  oportunidades de carreira; adapta sua plataforma/filosofia da empresa a um novo perfil que se apresenta neste momento (sec XXI);
       abre e permite novas linguagens , novos estilos de comunicação e tecnologia;
       investe na formação acadêmica e profissional dos seus lideres;
      compartilha e impacta seus seguidores e colaboradores  com seu poder de influência de forma congruente e alinhada ;
       motiva seus pares  conquistando espaço e sucesso,
       garante  permanência duradoura da sua organização.

    Mas o que se deve fazer para se alcançar uma organização que aprende na prática?
                 
              1- Destruir velhos padrões  e articular uma ponte  que se adapte às necessidades humanas de seus colaboradores, de seus funcionários,  da sociedade consumidora;
2-  Eliminar burocracias desnecessárias e disputas internas improdutivas;
3-     Usar ao máximo o conhecimento das pessoas e estimulá-las a produzir novos;
4- Criar um clima democrático livre de hierarquias rígidas;
5-    Desenvolver células de aprendizado no trabalho;
6-   Desenvolver  novas posturas, atitudes, comportamentos , crenças e valores , pois  são requisitos  de peso na nova performance das organizações coporativas;
7-     Reconhecer a cultura organizacional  presente no projeto da empresa e o capital humano  como  um dos principais recursos motivadores  da proposta e do percurso desafiador da  empresa;
8- Os gestores precisam aprender a desenvolver programas e projetos de desenvolvimento de lideres entre os próprios elementos da equipe, como um campo de treinamento (lider coach);
      Desenvolver estilos de liderança, e o lider-coach é o estilo mais efetivo para as propostas seguras e econômicas  de crescimento sustentável gerando  o máximo de aprendizagem em menos tempo possivel.  É imprescindivel que o lider  se responzabilize em ensinar e gerar desenvolvimento para criar a sua equipe ideal.
A gestão de pessoas contribui muito nas organizações aprendentes, posto que seja uma alternativa eficaz e efetivamente inovadora aos novos tempos onde exigências de mercado, produtividade, resultados de qualidade são necessidades emergenciais.


3 comentários:

  1. Olá! Tudo bem!
    Copiei seu link no meu power point, estou digitando minha apostila para o curso de liderança presencial e EAD.

    linktr.ee/krumbelsperger

    Estarei contribuindo com você e com meus amados alunos.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir